MS-Access e Firebird

O MS-Access, em um único arquivo, pode ser tanto uma ferramenta de desenvolvimento como um banco de dados.
Em seu aspecto banco de dados o MS-Access possui algumas limitações na prática.
  1. Podemos citar sua capacidade reduzida quanto ao número de usuários conectados ao mesmo tempo. De 1 a 5 usuários ele não perde a performance, acima de 5 usuários ele começa a perder lentamente a performance quanto mais usuários se conectam na mesma base de dados. Com a base de dados numa boa máquina servidora, uma rede sem problemas é possível utilizar o Ms-Access sem nenhuma restrição. Se você está desenvolvendo um programa utilizando o Ms-Access como ferramenta de desenvolvimento analise bem o número de usuários simultâneos que irão utilizar seu programa.
  2. Outro problema é o tamanho do banco que chega no máximo até 2Gb de tamanho.
Se seu programa desenvolvido em Ms-Access apresentar uma das restrições acima então a solução para esse problema pode estar no Firebird.
Firebird é um banco de dados em SQL, de instalação simples, robusto, fácil de usar, totalmente Open Source. Clique aqui para ver mais sobre o Firebird.
Quando fazemos buscas na internet sobre MS-Access e Firebird geralmente o que vemos são comparações entre a performance dos dois bancos de dados e não do uso do Ms-Access como ferramente de desenvolvimento e do Firebird como repositório de dados. Desde 2006 utilizamos o Firebird como banco de dados para aplicações em MS-Access e Visual Studio.
Alguns torcem o nariz e dizem que é muito mais vantajoso utilizar o SQL Server Express como base de dados. Não discordo, mas existem alguns pontos que devemos ressaltar:
  • O tempo de configuração de um banco de dados Firebird num servidor Windows é de aproximadamente 15min, contando com segurança, firewall, alterações de senhas e outras.
  • O tempo de configuração de um banco SQL Server Express não é inferior a 60 min. e com muito mais passos;
  • O Firebird é multiplataforma, ou seja, o mesmo banco que uso no Windows simplesmente faço uma cópia de segurança e uma restauração no ambiente Linux;
  • O arquivo do Firebird é único, portável, posso trocar de micro copiando e colando no outro micro, independe do ambiente onde estava instalado. Apenas precisamos ver se a versão é a mesma.
  • Podemos fazer cópia de segurança online, ou seja, não precisamos parar o banco para fazer backup.
  • Podemos ter 2 tipos de backup: o GBak.exe que é a ferramenta do próprio Firebird para cópias como também podemos utilizar algum programa de compactação como o 7zip ou ainda melhor, montar uma rotina de backup utilizando o Cobian.
  • O servidor firebird.exe e o fbguard.exe, juntos, não ocupam mais do que 5Mb na memória do servidor, crescendo, logicamente, de acordo com o uso. Outros servidores já iniciam, sem uso, com mais de 60Mb.
  • Pode ser acessado por ODBC, OleDB e Firebird .NET para Visual Studio. No Ms-Access utilizamos o ODBC.
  • Todas as ferramentas de manutenção são gratuítas: Backup, Comparar, Desempenho e ambiente de desenvolvimento gráfico. Veja a lista de alguns programas aqui
Portanto, não importa o tamanho que terá sua base de dados. O Firebird com certeza será uma boa opção.
Em postagens futuras iremos dar dicas de como trabalhar com o firebird dentro do MS-Access de forma simples.
Até a próxima.

3 comentários:

  1. Estou precisando saber como usar o banco de dados firebird em uma aplicação access por favor me ajudem, tem como vocês postarem um tutorial?. Desde de já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlando, passe seu e-mail que terei prazer em te dar dicas sobre o uso do firebird e ms-access.

      Excluir
  2. Tenho recebido alguns comentários solicitando dicas e informações de como utilizar o firebird como banco de dados e o MS-Access como IDE de desenvolvimento. Porém nestes comentários não tenho recebido o e-mail para poder ajudar. Por favor, ao deixar um comentário deixe seu e-mail.

    ResponderExcluir